Back to All Events

Iniciação à Pintura a Óleo


INÍCIO     SOBRE NÓS     CURSOS     NOTÍCIAS     GALERIA     CONTACTO

Cerdeira Village, Lousã, Portugal
20 a 24 Abril
Público: para quem quer adquirir ou consolidar uma prática na pintura

A pintura a óleo é todo um universo. Pintar a óleo permite um maior número de possibilidades que qualquer outra técnica. É um dos objectivos fundamentais deste curso, criar um entendimento abrangente sobre estas possibilidades e qualidades. O aluno irá aprender a olhar de modo a observar a forma, a luz, a sombra e a cor, mas igualmente importante será a sensibilidade no uso da tinta com diferentes consistências, os diferentes pinceis e os variados movimentos sobre a tela.

Este curso ensina uma representação naturalista do mundo. Iremos estudar pinturas de Velasquez, Rembrandt, Courbet, entre outros. São artistas com uma forte noção de forma e chiaroscuro (o uso de luz e sombra), uma paleta de cor natural e o uso de pinceladas sem esforço. Por estás razões, consideramo-los como algumas das referências mais importantes para aprender a pintar (em cursos posteriores iremos estudar técnicas e abordagens na pintura de 1850 em diante).

Apreciamos muito o silêncio e a calma que a Cerdeira nos oferece. Não é sem razão que este curso é dado numa vila rodeada de floresta e montanha e com poucas distracções. A vista do vale, a luz em constante mudança e a riqueza visual das texturas e cores, irão inspirar a nossa aprendizagem.

Iremos trabalhar no estudio, olhando para naturezas mortas e objectos encontrados na natureza. Também iremos trabalhar no exterior fazendo esboços a óleo das árvores e da paisagem. É importante sublinhar que o curso se destina a principiantes, por isso, se nunca pintou antes, irá receber todas a indicações necessárias para começar. Somos dois professores presentes na aula, por isso, cada aluno irá receber bastante apoio individual. Muitos alunos decidem fazer os nossos cursos repetidamente e os comentários que recebemos de volta confirmam que são sempre novos e estimulantes, mesmo para quem já tem alguma experiencia.

Vamos ficar em Cerdeira, uma aldeia dedicada às artes e ofícios. Esta é uma pequena aldeia que foi restaurada pedra por pedra de acordo com os materiais e técnicas de construção tradicionais, mas que oferece todos os confortos modernos. É gerida por Kerstin Thomas, uma escultora dedicada a organizar cursos, residências e festivais para artistas e artesãos de todo o mundo.

Algumas das casas funcionam como alojamento túristico e dois dos edifícios maiores foram convertidos em ateliers. Assim podemos viver e trabalhar na aldeia. O grupo terá espaços de trabalho dedicados e acesso a estes durante todo o dia. Todas as casas têm aquecimento e cozinhas e casas de banho modernas. A aldeia está isolada nas montanhas e rodeada de floresta, mas a cidade mais próxima, a Lousã, está a apenas a 11 Km de distância. Existem caminhos pelos montes e vales que levam à aldeia mais próxima, o Candal. Os mais aptos poderão fazer caminhadas. É de notar que o terreno é acidentado e que a aldeia em si é bastante ingreme, por isso tragam sapatos práticos. O clima nesta altura do ano é ameno e podemos esperar temperaturas na ordem dos 15ºC ou mais.

Algumas das coisas que irá aprender neste curso:

  • Conselhos sobre higiene, segurança e manutenção do equipamento e materiais;
  • Introdução às propriedades dos materiais e a sua interacção;
  • Formas de olhar e estratégias que apoiam uma observação correcta de forma e de cor;
  • Pré-pintado: o uso de uma cor escura e de terbentina para pintar a luz e a sombra;
  • Mistura de cores: introdução à mistura de cores com uma paleta reduzida;
  • Pínceis: como usar diferentes pínceis para diferentes efeitos e pinceladas;
  • Camadas: como construir uma pintura com pinceladas ópacas e transparentes, assim como o uso de impasto (tinta grossa);
  • Molhado sobre molhado: esboços a óleo simples com toda a paleta.

A Bodil tem dez anos de experiência em ensinar pintura. Ensina a partir de um programa que foi desenvolvido e ensinado no Instituto Lorenzo de' Medici em Florença.

Questões práticas

  • O preço do curso: 445 euros (não reembolsável); incluí o curso, almoço de boas vindas e aluguer do espaço de estúdio. Apenas são aceites inscrições para os cinco dias. Dormidas e alimentação não estão incluídos.
  • Primeiro pagamento de 200 euros com a inscrição. O valor restante será pago até ao primeiro dia do curso.
  • Início na Quarta-feira dia 20 de Abril às 12h. Termina no Domingo, 24 de Abril às 16h30.
  • Os inscritos devem viajar até à aldeia da Cerdeira pelos seus próprios meios. Trata-se de uma viagem de 11 km a partir da Lousã.
  • A aldeia oferece alojamento moderno em casa restauradas (limitado à disponibilidade), com cozinhas equipadas para a confecção de refeições (email: reservas@cerdeiravillage.com). Quem não se importar de dividir alojamento deve comunicar aos serviços de turismo da aldeia. Para além das casas é possível dormir na aldeia em beliches por 18 euros a noite. Existem outras alternativas de alojamento (hotel ou alojamento similar) na Lousã, Miranda do Corvo ou no Candal.
  • Refeições cozinhadas para grupos podem ser encomendadas.
  • Após a inscrição será enviada uma lista de materiais a levar e outros dados relevantes.
Earlier Event: 24 February
Desenho de Retrato II
Later Event: 27 April
5 Dias de Desenho na Natureza